Vale do Catimbau (guia completo)

O Vale do Catimbau é mais um lugar de Pernambuco que não pode ficar de fora da sua wishlist! Nós fomos em 2016 junto com a Elotur.

A Elotur é uma agência especializada em roteiros de apenas um dia para vários destinos da região. No site é possível comprar e reservar on-line os passeios. www.elotur.com.br 

O pacote inclui a viagem de ida e volta com a van saindo de dois pontos de Recife, Boa Viagem e Derby.

O Vale do Catimbau fica entre o agreste e o sertão pernambucano e abrange os municípios de Buíque, Ibimirim, Sertânia e Tupanatinga. É considerado uma das 7 maravilhas do estado.

A viagem, apesar de longa, é muito tranquila. Foram duas paradas, a primeira na Rainha da Pamonha, em Gravatá e paramos também em um posto para usar o banheiro. Chegamos em Buíque, onde ficamos hospedados, para deixar as coisas no hotel e nos trocarmos para almoçar e fazer as trilhas do dia.

No pacote com a Elotur, a hospedagem já está inclusa. Para a nossa surpresa, a Pousada Santos, que foi onde nos hospedamos, foi toda reformada e está super bacana. Ela fica a 11km do Vale, mas a estrada é de terra e não é boa.

Hospedagem é algo difícil por lá, você não encontra opções muito bacanas, então super recomendo ficar nessa. O quarto era bem grande (duas camas de solteiro e uma de casal), frigobar, chuveiro quente, tv, ar condicionado. Limpeza muito boa. O café da manhã está incluso e é bom, gostoso e bem servido.

Os restaurantes são todos bem simples, regionais, mas com comida gostosa e barata. Uma coisa muito bacana que o Rodrigo da Elotur faz e que eu achei massa é que ele varia todos os restaurantes. Assim a gente tem a oportunidade de conhecer vários lugares e também distribui a renda pela região.

Restaurantes:

1º almoço no Sabor da Massa em Buíque.

2º jantar no Candeeiros em Buíque.

3º almoço no Restaurante Serra Dourada (fica perto do Vale do Catimbau, no caminho).

Importante: Leve dinheiro em espécie, pois lá é difícil encontrar um lugar que aceite cartão. A média é de R$20,00 por refeição por pessoa!

Trilhas no Parque Nacional do Catimbau! Eu gostei de ter ido com agência, pois eles já sabem os melhores lugares, já fazem todo o planejamento, levam guia, enfim, você não tem nenhum trabalho.

Nosso roteiro de passeio foi:

  • 1º dia: No primeiro dia vimos a pedra do elefante, a do cachorro e fizemos uma trilha nova chamada santuário. É uma paisagem totalmente diferente de tudo que a gente já tinha visto antes aqui em Pernambuco.  A trilha não é das mais difíceis, mas tem que ir com guia (super indico o João, no final do post tem os contatos dele!) e ir preparado. Como nesse dia pegamos a parte da tarde, foi bem mais de boa, mesmo assim, é cansativo. De lá fomos assistir ao sol se pôr, mas como estava com nuvem, não estava tão bonito.
  • 2º dia: Acordamos às 06:30 para tomar banho e comer e sair às 08h. No segundo dia foi mais cansativo, pois pegamos a parte da manhã, então, muito sol! Em compensação, o dia estava lindo, sem nuvem no céu. Todos os lugares são incríveis, mas os Lapiás foi um dos meus favoritos. Nosso guia João contou que há vários indícios de que antes era tudo mar e essas diferenças de cor e relevo nas pedras são algumas dessas provas. De lá começamos a fazer a trilha subindo para a Serra das Torres. Super vista! Por fim, a Casa de Farinha. Foi a trilha mais cansativa, com o sol à pino, mas tem que ir. Ver as pinturas rupestres é imperdível.

Não é um passeio que indico para crianças pequenas e mesmos as maiorzinhas, precisam ter resistência. Não é o tipo de passeio indicado para qualquer faixa etária, pois as trilhas são longas, alguns caminhos mais difíceis e muito sol.

Leve MUITA ÁGUA! Também não esqueça de jeito nenhum de levar protetor solar, óculos, camisa uv, tênis e chapéu.

Dica: congele as águas antes do passeio, assim você terá água geladinha durante boa parte do percurso.

Roupas de ginástica, camisa UV, tênis ou bota apropriada, chapéu ou boné, protetor solar, óculos de sol, mochila.

Empresa: Elotur (site e informações sobre o passeio: http://www.elotur.com.br

Guia: João (incluso no pacote)

Restaurantes: Média de R$20,00 por pessoa com comida à vontade.

Hotel: Pousada Santos (http://pousadasantos.com/)

Gostou? Então, compartilha com os amigos essa postagem e nos sigam em nossas redes sociais 🙂

Instagram: @pernambuco_lifestyle

Fan Page: Pernambuco Lifestyle

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *